Onde e como comprar Dólar

postado em 08/01/2019
Seja o primeiro a avaliar!

Viajar é bom, mas dependendo do lugar para onde você vai viajar, será necessário comprar dólar. Porém sempre surgem diversas dúvidas e questões que, por vezes, nos deixam com uma preocupação extra.

Então, neste artigo nós vamos trazer algumas dicas que poderão facilitar a sua vida no momento em que você tiver que comprar dólar para a sua próxima viagem.

Conhecendo o dólar

O dólar dos Estados Unidos ou dólar estadunidense é a moeda oficial dos Estados Unidos, mas aceito e utilizado como reserva financeira em quase todos os países do mundo.

As notas da moeda americana (moeda mundial) são de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 e as moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 cents e 1 dólar. O dólar é a moeda oficial de seis países (Estados Unidos, Timor-Leste, Equador, El Salvador, Panamá e Porto Rico).

Cotação do Dólar hoje, saiba qual o valor do Dólar em tempo real.

Alguns países usam o dólar como moeda não oficial mas na Argentina por exemplo, ele é uma segunda moeda não oficial que bate de frente com o peso argentino, muito desvalorizado em relação a moeda americana.

Onde comprar dólar

Sempre que for necessário comprar dólar, você deve procurar uma casa de câmbio, agência bancária ou algum agente que seja autorizado pelo Banco Central do Brasil a comercializar moedas estrangeiras, nesse caso, o dólar.

Cuidados a ter

Tenha muita atenção, especialmente se forem valores altos, ao local onde você está comprando, pois confiar no agente é o primeiro passo.

Evite o mercado paralelo, pois além de arriscado, você pode ser questionado sobre a origem da moeda por algum agente público e, caso não tenha nota e recibo, ter os valores apreendidos e o prejuízo pode ser grande.

Atenção ao entorno

A variação do preço do dólar está diretamente atrelada aos acontecimentos políticos e econômicos do Brasil, ou seja, como o momento é de incertezas e dúvidas, a oscilação da moeda americana no mercado brasileiro é grande.

Portanto, se você pretende comprar dólar e não é muito de prestar atenção na política e nas questões econômicas, comece a se interessar ou poderá amargar prejuízos que poderiam ser evitados.

Fique atento aos problemas do Brasil

Aliás, por conta de uma notícia é possível que o dólar subia mais de 3%, por exemplo, e se você vai comprar valores mais altos a diferença pode ser grande. Portanto, fique atento aos problemas políticos e econômicos do Brasil, nem que seja para perder menos na hora de comprar dólar.

Comprar dólar mais barato

Você sabia que no site do Banco Central do Brasil é possível encontrar um ranking dos locais onde o dólar está sendo vendido mais barato?

Pois é, o ranking do VET (Valor Efetivo Total), é uma ferramenta disponibilizada pela instituição financeira do governo brasileiro para que eu, você e todo mundo possa pesquisar quais são os locais onde o dólar está sendo comercializado mais barato.

Claro que o ranking é referente ao mês anterior e, portanto, serve apenas como indicativo, mas já ajuda. Aliás, dá para selecionar qual o tipo de operação, se é para compra ou venda, qual a moeda, se é em espécie ou cartão de viagem e indicar o valor.

Após indicar as informações, um ranking aparecerá e, caso alguma instituição atue na sua cidade ou região, você só terá que se dar ao trabalho de ligar e se informar.

Dica

Sempre que você for comprar dólar, peça para que as notas sejam menores. Geralmente o que ocorre é que as casas de câmbio, agências bancárias e agentes autorizados trabalham com notas muito altas, especialmente as de 100 dólares e você pode ter problema em trocar estas notas no comércio do país de destino.

Peça que as notas sejam menores (10, 20 e 50 dólares) e dê tempo para que isso seja possível, pois se você tiver pressa sairá com notas grandes no bolso.

Referências utilizadas neste conteúdo:

Euro Dicas - https://goo.gl/EuhYp8

Preço do Dólar

Preço do Dólar

O Preço do Dólar Hoje é um portal focado em trazer Dicas e notícias sobre o Dólar Comercial e o Dólar Turismo para os seus usuários, e ainda conta com um sistema onde o usuário pode fazer a conversão do Dólar para o Real e vice-versa.

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário

Deixe seu Comentário

seis + sete =