Quer fazer compras em dólar no cartão de crédito? Veja como funciona

postado em 03/02/2019
Nota: 5,00 de 5 (1 voto(s))

Consumidor fica sujeito à oscilação do câmbio entre a data da compra e a de pagamento, além de pagar um imposto chamado IOF.

Quando o dólar sobe demais, quem viajou para o exterior e fez compras em dólar no cartão de crédito, ou mesmo encomendou algum produto de fora e pagou no cartão, costuma ficar preocupado. Isso porque o uso do cartão de crédito para compras em moeda estrangeira tem algumas regras específicas, e elas podem gerar confusão.

Veja abaixo 3 perguntas sobre o uso do cartão de crédito para fazer compras em dólar:

1. Qual a data da conversão do dólar nas compras no cartão?

O valor em dólar será convertido em reais com base na cotação da moeda americana no dia do fechamento da fatura, e não na data da compra. O valor da fatura é emitido de acordo com o câmbio no dia do seu fechamento. Se o cliente pedir para antecipar o pagamento antes do fechamento da fatura, está sujeito ao preço do dólar daquele dia.

2. Quais as vantagens e desvantagens de usar o cartão em uma viagem internacional?

Uma das principais desvantagens de usar o cartão de crédito para comprar em moeda estrangeira é que o consumidor fica sujeito à oscilação até a data do fechamento da fatura. Isso quer dizer que o turista não sabe ao certo qual será o tamanho da conta, já que ele depende da cotação do dólar no futuro.

Por isso, para quem conseguir comprar uma boa quantidade de dólar em espécie antes da viagem, o professor Cláudio Carvajal, da FIAP, recomenda que “o cartão seja utilizado o mínimo possível”.

Já no lado das vantagens do cartão, ele aponta que o cartão pode ser uma espécie de reserva financeira para evitar que o turista que não conseguiu comprar uma quantidade suficiente de dólar em espécie antes de viajar passe apuros no exterior.

“Se você não conseguiu comprar uma quantidade suficiente, aí o cartão passa a ser uma opção”, diz.

3. Quanto é o imposto nas compras em dólar no cartão?

O consumidor que faz compras em dólar utilizando o cartão de crédito fica sujeito ao Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Em 2016, a alíquota aumentou de 0,38% para 6,38%.

O imposto do cartão é maior que o pago na compra de dinheiro em espécie nas casas de câmbio, de 1,1%.

Referências utilizadas neste conteúdo:

G1 - https://goo.gl/ReK4bx

Preço do Dólar

Preço do Dólar

O Preço do Dólar Hoje é um portal focado em trazer Dicas e notícias sobre o Dólar Comercial e o Dólar Turismo para os seus usuários, e ainda conta com um sistema onde o usuário pode fazer a conversão do Dólar para o Real e vice-versa.

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário

Deixe seu Comentário